Laboratório de Solos UFG Jataí
Certificação do Laboratório de Solos foi dada pela EMBRAPA/CNPS
O Laboratório de Solos da UFG Regional Jataí (REJ)que tem projeto de atendimento a comunidade regional cadastrado na FUNAPE recebeu no dia 02/05/2012 a noticia que foi classificado como o 6° melhor laboratório de análise de solo do Brasil, segundo critérios adotados pela EMBRAPA/CNPS.
![]() |
Técnico MSc Marcos Humberto realizando análise no Absorção Atômica |
Para possuir esta certificação de análise de Fertilidade do Solo, existem 5 programas no Brasil, sendo 4 programas regionais: Programas de Controle de Qualidade regionais de São Paulo (Instituto Agronômico de Campinas - IAC), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Programa de Avaliação da Qualidade de Análises de Solo da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal - Rolas), Minas Gerais (Profertil) e Paraná (Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas - Cela) e um de âmbito nacional que coordenado pela EMBRAPA/Centro Nacional de Pesquisa em Solos denominado Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF).
No PAQLF participam 110 laboratórios de solos, tendo representantes de 24 estados do Brasil. A metodologia de avaliação é rigorosa e realizada anualmente, sendo os resultados de 2011 utilizados para a classificação e entrega dos selos de qualidade para o ano de 2012. Durante o ano de 2011 foram enviados ao Laboratório de solos da UFG, 4 lotes testes contendo 3 amostras de solo para os laboratórios participantes, onde são feitas as análises denominadas de “Rotina”, analisando os teores de: Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio, Alumínio, Hidrogênio + Alumínio, Matéria Orgânica e pH do solo. Todos os participantes seguem o protocolo de análises adotado e proposto pela EMBRAPA.
O laboratório de Solos da REJ foi herdado da EMGOPA em 1997 e a partir de 2002, já pela REJ, começou a fazer parte do controle de qualidade PAQLF/EMBRAPA, sob coordenação o Prof. Dr. Marco Aurélio. C. Carneiro e do técnico Cleumar Tristão, funcionário da agência Rural e atualmente servidor da UFG/Regional Catalão. Em 2006, com a contratação de outro técnico para o Laboratório de Solos MSc Marcos Humberto e a abertura do Programa de Pós Graduação em Agronomia (Produção Vegetal) o Laboratório desponta em quantidade de discentes e projetos em andamento e em qualidade de suas análises realizadas.
Atualmente o Laboratório de Solos possui vários equipamentos para análises de qualidade dentre eles absorção atômica e um analisador de C, S, N, O e H recentemente adquiridos com recursos de projetos (Pró Equipamentos/Capes e CNPq). Isto faz com que o Laboratório de Solos da UFG Campus Jataí seja credenciado para atender a comunidade regional e as pesquisas realizadas pela UFG, tendo capacidade de realização de 2000 amostras mensais de elevada qualidade.
Esta conquista deve-se ao apoio continuo do Programa de Pós Graduação em Agronomia da Regional Jataí/UFG, da Direção da Regional Jataí que entende a importância deste laboratório para o desenvolvimento científico e tecnológico da região e da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação tem auxiliado na busca de recursos junto aos órgão de fomento, principalmente com a CAPES.
Salienta-se que esta conquista deve-se em grande parte ao técnico de Laboratório MSc. Marcos Humberto e dos docentes Prof. Dr. Helder Barbosa Paulino e Prof. Dr. Marco Aurélio Carbone Carneiro que coordenaram o Laboratório de Solos na UFG/REJ. Atualmente, o laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Leandro Flávio Carneiro.
O Laboratório de Solos da REJ/UFG contribui assim com serviços de qualidade para a comunidade acadêmica, por meio dos subsídios aos experimentos da REJ, bem como para prestação de serviços de qualidade a comunidade externa.
Contato para envio de amostras de solos (64) 3606-8341.
Fonte : Coordenação do Laboratório de Solos da REJ-UFG