FSC realiza consulta online com objetivo de avaliar as plantações florestais no Brasil

FSC realiza consulta pública on line até 30 de abril

As consultas começaram em 1º de março têm como objetivo avaliar as plantações florestais no Brasil

O FSC Brasil, em parceria com o FSC Internacional, está desenvolvendo um projeto para auxiliar o processo de migração para os novos Princípios e Critérios do FSC. Neste contexto, o primeiro passo é elaborar um padrão único, harmonizado, para avaliação de plantações florestais no Brasil.

Contando com a participação de um Comitê de Especialistas Técnicos das quatro principais certificadoras de manejo florestal do Brasil (Bureau Veritas, Control Union, Imaflora e SCS) e do Comitê de Desenvolvimento de Padrões do FSC, foi elaborada a primeira versão do documento para consulta pública.

O documento é dividido em Princípios, Critérios e Indicadores. Os Princípios e Critérios não serão alterados. O que está em fase de consulta pública está ligado aos Indicadores e todos podem ser comentados. A consulta pública começou no dia 1º de março, e se estenderá por 60 dias, tendo como data final 30 de abril de 2013.

O objetivo desta consulta é receber sugestões das partes interessadas sobre os indicadores. Os comentários serão registrados e avaliados por especialistas em manejo florestal e pelo FSC Brasil, responsáveis pela elaboração da segunda versão do documento.

A segunda versão será novamente submetida à avaliação do Comitê de Especialistas Técnicos e Comitê de Desenvolvimento de Padrões do FSC. Para participar da consulta pública online, entre na página http://www.florestascertificadas.org.br/consulta-publica. Este padrão é aplicável para avaliar qualquer área de manejo florestal de plantações no Brasil. As áreas de até 480 ha podem ser enquadradas no Padrão SLIMF (Small and Low Intensity Managed Forest – em português, Manejo Florestal em Pequena Escala e de Baixa Intensidade).

Categorias: UFG Destaques