O Curso

O Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Jataí (UFJ) foi criado no ano 2008 no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.096/2007.  Ofertando a partir do ano de 2009, 50 vagas anualmente, na área de conhecimento de Ciências Agrárias, tendo como forma de ensino a educação presencial na modalidade de específico da profissão.

O curso foi programado para ser integralizado em dez semestres letivos, totalizando 4364 horas, em período integral e regime semestral, distribuídas em disciplinas do núcleo comum, obrigatórias, optativas, de núcleo livre e atividades complementares. Sendo que As disciplinas do currículo passam pelas diferentes grandes áreas da Engenharia Florestal, tais como: Ecologia e Gestão Ambiental, Manejo Florestal, Silvicultura e Tecnologia de Produtos Florestais.

Os objetivos do curso de Engenharia Florestal da UFJ baseiam-se em competências gerais e específicas necessárias para o desempenho profissional do Engenheiro Florestal e englobam as competências e habilidades para atuarem em empreendimentos que incluem desde a conservação até a produção e a utilização dos recursos naturais renováveis.

O profissional da Engenharia Florestal, formado pela UFJ, deverá atuar com ética visando o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em suas diversas dimensões, sempre em harmonia com o meio ambiente, fomentando a sustentabilidade ambiental e individual dos componentes da natureza, (Art. 8 do Código de Ética do Engenheiro Florestal). Preocupa-se em direcionar esforços para levar ao mercado de trabalho, profissionais com sólida formação, criativos, críticos e democráticos, singulares, mas respeitadores da pluralidade e com responsabilidade ambiental.

A primeira turma foi formada em 2013.

Em 2014 os estudantes obtiveram conceito 4 (CPC - Conceito preliminar de curso) no Exame nacional de Cursos (ENADE). Posteriormente, os discentes realizaram em 2017 3 2019.

Mais detalhes sobre podem ser obtidos no e-MEC, onde o curso encontra-se cadastrado:e-MEC

O curso foi avaliado pelo MEC em 2015 e reconhecido com conceito 5 (CC - conceito de curso).

A portaria de reconhecimento está disponível no DOU nº 89 de 11 de maio de 2016 (Portaria 136) DOU

Outras informações também podem ser consultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira os indicadores de qualidade das instituições de ensino superior: Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Para maiores informações, consulte no site do INEP: inep