Apresentação
O Curso
O Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Jataí (UFJ) foi criado no ano 2008 no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.096/2007. Ofertando a partir do ano de 2009, 50 vagas anualmente, na área de conhecimento de Ciências Agrárias, tendo como forma de ensino a educação presencial na modalidade de específico da profissão.
O curso foi programado para ser integralizado em dez semestres letivos, totalizando 4364 horas, em período integral e regime semestral, distribuídas em disciplinas do núcleo comum, obrigatórias, optativas, de núcleo livre e atividades complementares. Sendo que As disciplinas do currículo passam pelas diferentes grandes áreas da Engenharia Florestal, tais como: Ecologia e Gestão Ambiental, Manejo Florestal, Silvicultura e Tecnologia de Produtos Florestais.
Os objetivos do curso de Engenharia Florestal da UFJ baseiam-se em competências gerais e específicas necessárias para o desempenho profissional do Engenheiro Florestal e englobam as competências e habilidades para atuarem em empreendimentos que incluem desde a conservação até a produção e a utilização dos recursos naturais renováveis.
O profissional da Engenharia Florestal, formado pela UFJ, deverá atuar com ética visando o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em suas diversas dimensões, sempre em harmonia com o meio ambiente, fomentando a sustentabilidade ambiental e individual dos componentes da natureza, (Art. 8 do Código de Ética do Engenheiro Florestal). Preocupa-se em direcionar esforços para levar ao mercado de trabalho, profissionais com sólida formação, criativos, críticos e democráticos, singulares, mas respeitadores da pluralidade e com responsabilidade ambiental.
A primeira turma foi formada em 2013, em 2014 os estudantes obtiveram conceito 4 no ENADE. Mais detalhes sobre podem ser obtidos no e-MEC, onde o curso encontra-se cadastrado:
O curso foi avaliado pelo MEC reconhecido com conceito 5. A portaria de reconhecimento está disponível no DOU Nº 89, quarta-feira, 11 de maio de 2016 página 44 portaria 136.
Outras informações também podem ser consultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira os indicadores de qualidade das instituições de ensino superior: Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação. Para maiores informações consulte no site: