Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Logo Site Eng.Florestal
Logo UFG Site
original_twitter
original_facebook
original_YoutubePlay
original_Instagram

Logomarca

Atualizado em 19/11/14 09:36.

 A marca do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí

Logo Florestal Regional Jataí

 

 A marca escolhida para representar a Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí (CEF-UFG-REJ) foi elaborada no sentido de englobar referências à Engenharia, ao Cerrado e à UFG - Regional Jataí, partes estas que remetem diretamente ao meio onde o profissional do Curso é formado. Assim esta marca remete diretamente ao Curso.

 Símbolo

Nesta marca, há um símbolo que possui uma engrenagem, uma árvore e suas folhas. A engrenagem remete à Engenharia e ao Sistema Confea/Crea. A árvore isolada em um gramado remete ao Bioma Cerrado, caracterizado por árvores esparsas, de casca espessa e de troncos tortuosos e retorcidos. No tronco ainda se observa a cor preta, devida aos incêndios florestais que ocorrem de tempos em tempos neste ambiente. Já as folhas da árvore remetem à UFG, que tem em sua marca a presença de um hexágono central, circundado por outros seis hexágonos. Nela, se os hexágonos circundantes forem retirados, o hexágono central desaparece, o que remete à ideia de que sem as ciências, a universidade não existe; e, sem a universidade no centro, as ciências não se desenvolvem.

 Legenda

A legenda da marca seguiu a recomendação presente na tipografia empregada no desenvolvimento da marca da UFG (Universidade Federal de Goiás, 2009). Assim, a orientação é que empregue-se a fonte “Bitstream Vera Sans Bold”, de livre distribuição e disponível no link <www.netfontes.com.br/view.php/bitstream_vera_sans.htm>, cuja licença de uso e créditos de criação estão descritos no link <www.bitstream.com/font_rendering/products/dev_fonts/vera.html>.

Versões e Cores

A marca disponibilizada está na versão vertical, de uso prioritário.

Devido aos diversos fins em que a marca poderá ser utilizada, versões como somente o símbolo ou o símbolo com a legenda ao lado do símbolo poderão ser mais expressivas. As cores também poderão ser alteradas para matizes de cinza.

Para todos os casos deve-se, no entanto, manter a coerência estrutural, no que se refere à sua proporção, não podendo ser estendida, condensada, ou sofrer qualquer forma de distorção.

 Permissão de Uso

O CEF-UFG-REJ destaca que a marca só deve estar relacionada às ações de ensino, pesquisa, extensão e divulgação, vetando seu uso em demais atividades. Nesse sentido, estão vetadas as inserções não autorizadas da marca do CEF-UFG-REJ em material de qualquer natureza. O uso da marca também não é permitido em páginas não oficiais, como em mídias sociais, por exemplo.

A marca é de responsabilidade do CEF-UFG-REJ e autorizações poderão ser obtidas mediante solicitação na Secretaria do Curso, localizada na Cidade Universitária José Cruciano de Araújo.

Diante do exposto, fica claro que a marca pertence ao Curso e, por esta razão, tem a utilização restrita para a divulgação das atividades e dos atos administrativos relacionados ao mesmo. Aos que infringirem essa normativa, caberão as sanções previstas pela Lei Brasileira, pois o Curso se reservará ao direito de acionar a Procuradoria Jurídica da instituição quando identificar a aplicação indevida do nome e marca do mesmo.

 Autoria 

Art. Plást. Melina Coutinho Ferreira e Prof. Robson Schaff Corrêa.

 Bibliografia

Universidade Federal de Goiás. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Marca da Universidade Federal de Goiás: manual de uso. Goiânia: UFG, 2009. 32 p.

 

 

 Baixar Logomarca

Listar Todas Voltar