Weby shortcut
Logo Site Eng.Florestal
UFJ
original_twitter
original_facebook
original_YoutubePlay
original_Instagram

Disciplinas

Atualizado em 06/04/17 14:37.

Disciplina: Estatística Aplicada à Produção Florestal

Docentes: Ms. Cheila Deyse Ferreira; Dr. Edmilson Santos Cruz; Dr. Thiago de Paula Protásio

Carga horária: 60 horas

Ementa: Importância da Estatística na Engenharia Florestal. Análise descritiva e exploratória de dados. Inferência estatística. Planejamento e análise de experimentos. Introdução à análise multivariada aplicada a produção florestal.

 

Disciplina: Silvicultura

Docentes: Dr. Danival Vieira Freitas; Dr. Robson Schaff Corrêa; Dr. Wendy Carniello Ferreira

Carga horária: 60h

Ementa: Silvicultura das principais essências florestais no Centro Oeste. Conceitos de degradação e recuperação ambiental. Diagnóstico das condições de sítio. Medidas físicas, químicas e biológicas de recuperação. Seleção de espécies vegetais para recuperação de áreas degradadas. Métodos de implantação. Uso da regeneração natural. Indicadores de recuperação. Custos de recuperação de áreas degradadas.

 

Disciplina: Manejo da Produção Florestal

Docentes: Dr. Edmilson Santos Cruz; Dra. Thelma Shirlen Soares

Carga horária: 60 horas

Ementa: Regimes silviculturais e suas relações com o manejo de plantações florestais. Uso de modelos de produção como elemento de tomada de decisão. Técnicas de manejo para florestas plantadas. Opções para o manejo sustentado da floresta nativa.

 

Disciplina: Tecnologia dos Produtos Florestais

Docente: Dr. Thiago de Paula Prótásio

Carga horária: 60 horas

Ementa: Conceituação da madeira. Características anatômicas das madeiras de coníferas e folhosas. Propriedades físicas da madeira. Composição química da madeira. Propriedades mecânicas da madeira. Relação entre as propriedades fundamentais e a aplicação tecnológica da madeira. Transformação da biomassa em combustíveis energéticos renováveis e biorrefinaria. Princípios da produção e utilização do carvão vegetal. Processo de gaseificação. Princípios de peletização e briquetagem da biomassa lignocelulósica. Adesão e adesivos para madeira. Tecnologia dos painéis laminados, particulados, de fibra, cimento-madeira e compósitos. Avaliação da qualidade dos painéis reconstituídos. 

 

Disciplina: Ecofisiologia Aplicada à Produção Florestal

Docente: Dra. Daniela Pereira Dias

Carga horária: 60 horas

 

Ementa: Ecofisiologia de sementes de espécies florestais. Resposta das florestas à variação climática e à disponibilidade de nutrientes. Balanço de carbono. Suscetibilidade florestal a herbívoros e patógenos. Fisiologia do estresse. Estratégias adaptativas. Modelos ecofisiológicos de crescimento florestal. Instrumentação.

 

Disciplina: Metodologia científica e tecnológica aplicada às ciências florestais

Docentes: Dr. Danival Vieira Freitas; Dr. Robson Schaff Corrêa; Dr. Thiago de Paula Protásio

Carga horária: 30 horas

Ementa: Métodos e técnicas científicas. Tipos de pesquisa. Características e tipos de pesquisa. Etapas da pesquisa. Projeto de pesquisa. Redação técnico-científica. Normas para elaboração e apresentação de informes científicos (ABNT). Técnica e tecnologia. A tecnologia e suas características. Lógica na pesquisa tecnológica. A inovação tecnológica. Ciência, tecnologia e a questão humana. Propriedade intelectual.

 

Disciplina: Seminários

Docentes: Dr. Danival Vieira Freitas; Dr. Wendy Carniello Ferreira

Carga horária: 30 horas

Ementa: Importância e conceito de seminário. Ferramentas e técnicas utilizadas para elaboração de uma apresentação: elementos, formatos e planejamento. Fatores que interferem na apresentação: postura, contato visual, movimentação, expressão corporal, vícios de linguagem. Importância da apresentação pessoal para a imagem do profissional e da organização. Aplicação das técnicas de apresentação de seminários.