Apoio Discente
Na UFJ, as políticas de atendimento aos discentes são resultantes de ações conjuntas entre Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE), sendo a primeira a que primordialmente desenvolve ações de assistência estudantil, conforme disposições regimentais.
Para atender as necessidades dos discentes, em suas diversas demandas, estruturou-se um conjunto de programas e de projetos que abrangem diferentes áreas e interatuam de forma orgânica com os demais setores da instituição, todos com o propósito de dar suporte ao discente durante a sua trajetória acadêmica.
Instituído pelo Decreto no 7.234, de 19 de julho de 2010, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal viabilizando a igualdade de oportunidades entre todos os discentes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.
Na UFJ, os recursos do PNAES são aplicados da seguinte forma:
- Acompanhamento de Transporte Municipal: consiste no acompanhamento dos acadêmicos da UFJ junto ao transporte municipal para concessão de passe escolar em situações que envolvam esclarecimentos em prol da melhoria da condução escolar e na manutenção do passe estudantil.
- Bolsa Alimentação: serviço de alimentação gratuito no Restaurante Universitário (RU). A UFJ subsidia a alimentação de todos os seus discentes e isenta de pagamento aqueles que comprovadamente não apresentam condições de arcar com o valor das refeições. O RU oferece almoço e jantar de segunda a sexta-feira.
- Bolsa Moradia: visa garantir auxílio financeiro para pagamento do aluguel a discentes oriundos de outras cidades, sem imóvel próprio, que não residam com a família e/ou que não possuam família no município de Jataí.
- Bolsa Permanência: tem o objetivo de atender o discente com uma bolsa mensal visando contribuir com as despesas básicas daqueles que apresentam baixa renda familiar e dificuldades de se manter na universidade durante sua trajetória acadêmica.
O apoio pedagógico aos discentes objetiva identificar problemas de aprendizagem e buscar alternativas para solucionar as possíveis dificuldades. Esses problemas são levantados a partir de um diagnóstico realizado pela coordenação do curso e docentes. Podem ser identificadas ainda outras dificuldades, como de relacionamento em sala de aula, ou até mesmo problemas particulares, seja com familiares ou ambiente profissional que podem refletir direta ou indiretamente no desempenho acadêmico. O apoio didático-pedagógico pode ser realizado de diferentes formas:
- Visita às salas de aula com o objetivo de averiguar como as turmas estão se desenvolvendo, além de levar informações sobre a instituição, eventos e outros.
- Calendário de reuniões sistemáticas com os representantes de turma.
- Divulgação dos horários de atendimento da Coordenação do Curso, dos docentes do colegiado, secretaria, monitorias, biblioteca e laboratórios para toda a comunidade acadêmica.
- Atenção especial aos calouros para proporcionar-lhes integração e adequação ao meio.
- Encaminhamento ao Núcleo de Apoio Pedagógico vinculado à PROGRAD, caso necessário.
Complementando o apoio ao discente, a UFJ conta com a Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais (CAPE), o qual tem como objetivo propor e viabilizar educação superior inclusiva aos discentes com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, altas habilidades e superdotação por meio da eliminação e/ou minimização de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas, informacionais e comunicacionais. A CAPE tem como foco o respeito às diferenças, buscando a formação e a sensibilização da comunidade acadêmica, bem como a aquisição de recursos e tecnologias assistivas para o acesso a todos os espaços, ambientes, ações e processos educativos desenvolvidos na instituição.
Maiores informações estão disponíveis no site da CAPE:
Para o atendimento psicopedagógico, a UFJ conta com o Serviço de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (SAPP) o qual é composto por profissionais da área de Psicologia e Psicopedagogia que, de forma interdisciplinar, desenvolvem ações com discentes que apresentam indicadores de dificuldades emocionais, de integração social e de aprendizagem.
O SAPP tem como objetivo apoiar e auxiliar no desenvolvimento do processo educativo, oferecendo apoio psicológico e pedagógico tanto para servidores como para discentes, visando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, subsidiando ações e políticas no sentido de promover aprimoramento educacional.
Informações sobre agendamentos estão disponíveis no site da PRAE:
O Serviço de Psicologia atende discentes de graduação e pós-graduação da UFJ, e tem como objetivo primordial tentar prevenir o adoecimento mental e promover, dentro do possível, a saúde mental no ambiente universitário. Para isso, criou o Projeto Ser social e Saúde mental com suas rodas de conversa e palestras em salas de aula e em eventos dentro e fora da universidade, e também os grupos terapêuticos temáticos oferecidos frequentemente. Contudo, é ofertado ainda, a psicoterapia breve para tratar demandas pontuais e mais graves que já causaram o sofrimento psíquico do aluno.
O contato é realizado pelo e-mail: sep.prae@ufj.edu.br
Também há o Núcleo Orientador de Bem Estar (NOBE) que é um programa de apoio aos discentes, em casos emergenciais, no âmbito da saúde mental. O programa oferta apoio na área de saúde mental para a comunidade acadêmica, com foco principal nos discentes, e serve ainda para atividades de capacitação na referida área de conhecimento, para oficinas, palestras e práticas que promovam o bem-estar psíquico. As ações do NOBE são relacionadas à prevenção de adoecimento no âmbito da saúde mental e dos cuidados com os aspectos psíquicos e emocionais, focando em projetos de ações preventivas e ações em grupo.
O Programa de Apoio à Participação em Eventos da UFJ tem como objetivo selecionar discentes para receber apoio financeiro na participação de eventos de ensino, pesquisa, cultura ou extensão, em âmbito nacional, com apresentação de trabalhos acadêmicos nos quais sejam autores ou coautores.
O curso de Engenharia Florestal continuamente incentiva seus discentes, docentes e TAE a participarem de eventos acadêmicos, científicos e culturais, tais como congressos, simpósios, seminários e similares, considerados importantes para a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Além disso, como outra forma de incentivo à participação em eventos, o curso de Engenharia Florestal, bem como a UFJ, tem promovido eventos locais e regionais no intuito de promover a apresentação de estudos e novas descobertas, o debate, a atualização e a aproximação com especialistas brasileiros.