Opções de Ingresso

Sistema de Seleção Unificado (SiSU)

De forma gratuita, todos aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação onde são ofertadas vagas pelas Instituições de Ensino Superior que aderiram ao sistema.

O processo seletivo da UFJ é realizado pelo SiSU, a partir do mês de janeiro. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do SiSU será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem no ano imediatamente anterior.

A primeira etapa do processo (inscrição e 1ª chamada) é realizada no site do SiSU, dentro do prazo determinado pelo MEC para inscrição. Durante esse período o candidato pode alterar o curso ou a universidade pretendida. Caso não seja selecionado na 1ª chamada, o candidato pode ainda se inscrever em uma lista de espera e acompanhar, já no site sisu.ufg.br , as novas convocações, bem como o prazo para a realização da matrícula, conforme edital específico.

As vagas que permanecem não ocupadas poderão ser preenchidas pelas Chamadas Públicas, momento em que os candidatos devem manifestar interesse pessoalmente e apresentar imediatamente os documentos necessários para a matrícula, conforme edital específico.

Programa UFGInclui

O Programa UFGInclui gera uma vaga extra em cada curso onde houver demanda para estudantes indígenas e negros quilombolas, oriundos de escola pública. A seleção nas categorias "indígena e negro quilombola" se dá a partir da pontuação obtida pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Preenchimento de vagas remanescentes

Para ocupar vagas que eventualmente sejam desocupadas na UFJ, a Pró-reitoria de Graduação e o Centro de Seleção da UFG lançam anualmente, sempre no segundo semestre, edital específico para preenchimento de vagas remanescentes. Os interessados podem se candidatar às vagas em 4 modalidades:

- Mudança de Curso (Transferência interna): destina-se a estudante regular da UFJ, que se encontre matriculado, no mínimo em um componente curricular, ou com matrícula trancada ou participando de programa de intercâmbio ou de mobilidade estudantil, e que tenha concluído, no mínimo, um período letivo. A Mudança de Curso só é permitida uma única vez.

- Portador de Diploma: destina-se a candidato que tem diploma de curso superior nacional ou diploma de curso superior estrangeiro, revalidado no Brasil, que deseja pleitear uma vaga em um novo curso de graduação.

- Reingresso: destina-se ao ex-estudante da UFG/UFJ que deseja retornar ao último curso/grau acadêmico/habilitação do qual tenha sido desvinculado, desde que o curso não esteja em situação de extinção. O Reingresso só é permitido uma única vez e desde que o ex-estudante não tenha sido excluído por esgotamento de prazo para integralização curricular, decisão administrativa, decisão judicial e não tenha realizado desistência do curso.

- Transferência Facultativa de outra Instituição de Ensino Superior (Transferência externa): destina-se a candidato regularmente vinculado em outra Instituição de Ensino Superior (IES), que se encontre inscrito em disciplinas ou com matrícula trancada ou participante de programas de mobilidade acadêmica regulamentados pela IES de origem, que tenha concluído no mínimo um período letivo, e que deseja dar continuidade aos estudos na UFG no mesmo curso ou em curso afim. O curso de origem deve ser autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou cursado no exterior com a devida regulamentação. Nesse último caso, a documentação acadêmica a ser apresentada deve estar devidamente traduzida por tradutor público.